SEDEC-RJ: RELATÓRIO DE DIAGNOSE 2023

A Secretaria Estadual de Defesa Civil está em plena execução do Relatório de Diagnose 2023

O Relatório de Diagnose é um instrumento de diagnóstico sistêmico e de aplicação periódica, aplicado a cada 2 anos, em sequência de anos ímpares. A sua aplicação fornece indicações para o fortalecimento e aperfeiçoamento do Sistema Estadual de Defesa Civil, com foco nos órgãos municipais de defesa civil, permitindo aos gestores públicos identificar e conhecer vulnerabilidades ou problemas estruturais que exijam a produção de estratégias para priorizar ações e políticas públicas.

Ele consiste na aplicação de uma entrevista orientada, individualizada e in loco, a ser realizada pelas Coordenadorias Regionais de Defesa Civil junto aos órgãos municipais de defesa civil de cada um dos 92 municípios fluminenses.

Toma por base um conjunto de 81 perguntas, divididas em 08 grupos temáticos que englobam as cinco macros ações de proteção e defesa civil: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Concebendo assim, ao final da entrevista, o atual perfil municipal em relação a estrutura organizacional de proteção e defesa civil, a gestão do risco de desastre e a preparação para atuação frente as emergências/desastres.

Após ter desenvolvido todas as ações de preparação para aplicação desta edição, é chegado o momento da execução das entrevistas. Durante todo o mês de junho, a SEDEC estará empenhada nesta etapa, que é a base para produção do documento. Nos meses seguintes, os dados serão consolidados e será produzido o Relatório de Diagnose 2023, com a elaboração de produtos estatísticos, construção de indicadores e formação de grupos para estudo das informações coletadas.