Projeto Pertencer

O Projeto Pertencer é uma ferramenta de inovação social, realizado pela Superintência Operacional de Defesa Civil da SEDEC/RJ e pelo Programa Segurança Humana do MPRJ. Tem como missão fomentar a cultura de redução dos riscos aos desastres e a aplicabilidade do conceito de segurança humana nos territórios mais fragilizados, incentivando o protagonismo da comunidade na construção de medidas concretas de proteção e defesa civil.
O Projeto vem sendo desenvolvido há 9 meses em 4 municípios do estado (Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis e Silva Jardim). Durante este período, 64 encontros foram realizados e 11 projetos comunitários, com vistas à autoproteção e à redução dos riscos aos desastres, no nível local, foram criados. Em consequência, um “Banco de projetos” foi criado a fim de hospedar os respectivos projetos.
Como metas para o futuro, a ideia é que comunidades dos demais municípios do estado do Rio de Janeiro também sejam contempladas. A aplicação desta metodologia tem também fomentando a criação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil.
Para saber mais informações, acesse o site pertencer.org